sábado, 10 de julho de 2010

Reforma: por onde começar?

Para muitos, a reforma de uma casa, ou até mesmo de um ambiente, é sinônimo de dor de cabeça. Gastos imprevistos e prazos não cumpridos costumam ser frequentes. Mesmo para quem é especialista no assunto, nem sempre é uma tarefa fácil administrar trabalhadores, fornecedores, entrega de material, prazos e tudo o que envolve o dia-a-dia de um canteiro de obras, seja grande ou pequeno.

Para dar uma ajuda nessa hora e saber por onde dar início à reforma, o Lar Center oferece, no dia 28 de agosto, um curso sobre o assunto. A aula, ministrada pela arquiteta Eliana Tancredi, aborda as etapas de uma obra e ensina o processo a ser seguido, do planejamento até o que deve ser evitado na reforma de ambientes.

Segundo a arquiteta, estar consciente do tamanho da reforma e o que ela representa para o dia-a dia dos moradores é o primeiro passo nesse processo. A partir daí é necessário criar um plano bem detalhado. "O projeto é o cronograma físico e financeiro da obra, daí a importância de ser bem elaborado. Ele deve considerar o orçamento tanto para a mão de obra e os materiais usados, quanto para pequenos imprevistos", explica Eliana. "O segredo é adaptar o desejo do cliente a sua realidade, por meio de soluções simples e funcionais, onde o bom gosto e bom senso são fundamentais", completa.

Para quem vai se lançar nessa empreitada e deseja evitar surpresas desagradáveis, a arquiteta recomenda alguns passos:

1- Legalizar a reforma junto aos órgãos oficiais.

2- Ter um projeto definido, detalhado e adequado às necessidades e economias.

3- Tentar obter a planta original do imóvel (estrutura, elétrica e hidráulica).

4- Conhecer e se adequar às regras do condomínio (no caso de apartamento), do horário de trabalho à contratação de caçamba.

5- Definir os serviços e contratação da mão de obra para sua execução (pedreiro, eletricista, pintor, etc.).

6- Definir os produtos (revestimentos, louças, metais, etc.) e orçar os diferentes fornecedores.

7- Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário