sábado, 10 de julho de 2010

Aprenda as técnicas para obter um rendimento eficiente na hora de pintar a sua casa

Não basta ter criatividade, vontade e disposição para mudar a cara daquela parede da sala. Na onda da bricolagem, muitas pessoas se aventuram pelo mundo da pintura sem saber que, aprendendo pequenas técnicas, pode-se economizar tempo, tinta e, principalmente, dinheiro.

Cada superfície deve ser pintada com produtos diferentes, cada efeito visual precisa ser feito com os materiais certos e cada ambiente merece um tratamento diferenciado para que o resultado final agrade e não surjam problemas futuros, como pinturas descascadas e bolhas.

Segundo os consultores técnicos José Luiz Moio e José Alves Cintrão Neto, da Tintas Solventex, a principal regra na hora de aplicar a tinta é começar usando cores mais suaves, com pequenos detalhes em tons intensos e seguir a seguinte ordem para pintar um ambiente: comece pelo teto, siga pelas paredes, depois pinte as portas, janelas e, finalmente, o rodapé. Desta maneira, você economizará tempo e dinheiro.

Para evitar o surgimento de manchas esbranquiçadas na superfície pintada, chamada de eflorescência, é essencial aguardar a secagem da superfície antes de aplicar a tinta.

Bolhas em pinturas sobre alvenarias em paredes internas podem ser evitadas com a eliminação da poeira do lixamento da massa corrida e diluindo muito bem a tinta. O uso de massa corrida muito fraca, de baixa qualidade, também pode provocar bolhas.

O descascamento da tinta pode ocorrer quando a pintura for executada sobre caiação (camada de pó de cal). Evite este problema eliminando as partes soltas ou mal aderidas, raspando ou escovando asuperfície.

Para evitar que a pintura se esfarele com o tempo,deve-se aguardar cerca de 28 dias para que um reboco novo esteja curado.

Materiais - A escolha correta dos materiais é muito importante para um bom resultado. Veja a seguir para que serve cada um deles:

- Rolos: os rolos são ideais para áreas grandes como paredes ou tetos. O rolo de lã (pêlo baixo) é indicado para tintas PVA e Acrílica, enquanto o rolo de espuma é indicado para esmaltes, tinta óleo e vernizes e o rolo de espuma rígida ou borracha é indicado para dar efeito em textura.

- Pincéis: a qualidade do pincel tem um efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade em controlar e aplicar a tinta. Pincéis com cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas a base de solvente, como os esmaltes, tintas óleo evernizes. Pincéis com cerdas grisalhas são indicados para aplicação de tintas a base de água como as tintas PVA e Acrílica.

- Espátulas de aço: usadas para aplicação de massas em grandes áreas .

- Desempenadeiras de aço: ideais para a aplicação de massas em grandes áreas.

Limpeza - A limpeza correta dos materiais antes de guardá-los é fundamental para conservá-los por bastante tempo. Materiais com resíduos de tintas a base de solvente, esmalte, verniz, tinta óleo devem ser limpos com jornal e lavados com água raz ou thinner. Já os materiais com resíduo de tintas a base de água (tinta acrílica e PVA) devem ser lavados com água e sabão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário